Enquanto Niterói apresenta o maior número de mortes desde o início da pandemia, o deputado federal Carlos Jordy — que foi vereador na cidade fluminense e está no primeiro mandato como deputado — comanda, neste domingo (11/04), a “Marcha pela Família”, manifestação em apoio a Bolsonaro e contra as medidas restritivas que acontece em todo o País.
Chama atenção o número de pessoas aglomeradas na praia de Icaraí, muitas sem máscara, ou seja, como disse amiga da coluna, uma “marcha funeral”, já que, em uma semana (até esse sábado, 10/04), a cidade registrou 30 mortes por covid, o maior número desde o início da pandemia. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 82% na rede pública e 90% na rede privada. Com isso, o prefeito Axel Grael prorrogou as regras de restrição até o dia 18 deste mês. “Eles tiraram nossa liberdade de ir e vir, então protestamos pela liberdade religiosa e pelo direito de trabalhar, basta de lockdown!”, disse Jordy em vídeo, enquanto dirigia a caminho do evento, segurando o celular e sem o cinto de segurança.
Assim como nos hospitais, os impactos se refletem nas vagas nos cemitérios. Dados da Prefeitura apontam que, no primeiro trimestre deste ano, foram feitos 81 enterros a mais nos cemitérios públicos da cidade, em relação ao mesmo período do ano passado: o número saltou de 870 para 951. De acordo com o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, os cemitérios municipais têm a capacidade de sepultar 31 pessoas por dia.