Não teve carnaval, e nada vai tirar essa sensação de vazio dos cariocas. No entanto, para dar uma equilibrada no astral, foi criado o “1° Concurso Carioca de Samba no Pé”, com inscrições abertas na segunda (15/03), virtual, mas com previsão de uma final presencial com transmissão pelo YouTube. A competição, com direção-geral de Haroldo Costa e produção de Robson Lo Bianco — gente que entende do riscado —, vai premiar os melhores na arte de sambar nas categorias masculino, feminino, LGBT+ e plus size.
Os vencedores serão escolhidos pelo voto popular, com cinco candidatos mais votados por categoria. Os 20 semifinalistas disputarão a grande final num evento na quadra do Salgueiro, no dia 24 de abril, mas sem público, somente para quem vai trabalhar e participar. Cada campeão vai ganhar R$ 2 mil e troféu.
Além disso, Lo Bianco prepara uma lista enorme de outros eventos: “Também vamos lançar a primeira ‘História do Samba do RJ em Quadrinhos’, com texto de Haroldo e desenhos de Ykenga; fazer um ‘Concurso Estadual de Samba de Terreiro’, um ‘Concurso Estadual de MPB’, outro para eleger o melhor tocador de repique do estado e o projeto ‘Uma Desconstrução de Ser e Tempo no Carnaval Carioca Através da Fotografia’”. Como diria o mestre Nelson Sargento, “o samba agoniza, mas não morre”.