A Câmara de Vereadores do Rio aprovou, nesta quarta (03/03), o projeto de Lei nº 1942/2020, que garante que os animais abandonados possam ser alimentados nas ruas ou tenham assistência veterinária. De autoria do vereador Marcos Paulo, a partir de agora, impedir que voluntários ofereçam suporte ou sejam atendidos pode dar multa de até R$ 3.560.
A atriz Alexia Dechamps, defensora dos animais, comenta: “Recusei todos os convites para ser vereadora, por motivos como esse. Porque para mim, soa estranho ter que criar uma lei para ter que fazer o óbvio, o bem, o amor. Quero agradecer à Câmara, pois essa lei vai de encontro ao momento atual, onde as pessoas estão cada vez mais solidárias com os animais, o mercado pet cresce de forma absurda e, felizmente, existem cada vez mais leis de proteção aos animais. Seguirei meu caminho na causa, para que cada vez mais eles tenham respeito, dignidade e acolhimento. Tenho trabalhado por trás, politicamente falando, para avançarmos. Esta é minha causa de alma, desde criança”, diz ela.
Aos críticos, Marcos Paulo afirma que, independente do momento crítico da pandemia do coronavírus, o assunto merece atenção. “A defesa de uma causa não precisa invalidar outra. Eu sou médico de humanos e também tenho vários projetos para a saúde e bem-estar da população. Costumo dizer que quem não respeita seus animais, não respeita a vida”, diz ele.
Por Acyr Méra Júnior