A Praça Santos Dumont, na Gávea, ganhou, nesta quinta (04/02), 18 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica: Jequitibá, Pau-Brasil e Pau-Ferro. Uma parceria entre a Fundação Parques e Jardins (FPJ) e a AmaGávea. Moradores fizeram um mutirão para o plantio e, com o calor abrasador, prometeram também regá-las.
Quatro delas foram para solucionar o problema das árvores que caíram, não foram repostas e tiveram suas “golas” (a base do tronco) fechadas. Como sabido, esse problema é antigo no Rio, ainda mais depois de enchentes e fortes temporais, já que as árvores andam fracas, maltratadas, mal podadas e, claro, mais vulneráveis.
Segundo Renê Hasenclever, presidente da AmaGávea, essa demanda de reposição é antiga. “Nosso objetivo é formar parcerias como esta, em outras regiões, para que a população possa acompanhar todo o processo de revitalização, nos ajude a preservar essas mudas e se integre ainda mais com o verde da nossa cidade”, disse Fabiano Carnevale, presidente da Fundação Parques e Jardins.