O colapso na Saúde, em Manaus, não demorou para ser destaque na imprensa internacional nesta sexta (15/01). A rede britânica de televisão BBC mostrou uma longa matéria na qual descreveu a equipe médica como “desesperada” e, ao fim, o âncora do jornal, com expressão de desdém, cobrou uma posição das autoridades brasileiras.
O argentino “Clarín” também usou o termo “situação desesperadora”, além de afirmar que os médicos estão tendo que escolher entre quem vive ou morre. assim como o italiano “La Reppublica”, ao destacar que “a crise no estado do Amazonas é desesperadora”. O português “Público” relembrou a primeira onda de casos na capital e disse que, “oito meses depois das valas comuns, Manaus volta a viver momentos dramáticos”, sobre a imagem das covas que rodou o mundo.
Já o britânico “The Guardian” publicou que “os profissionais de saúde estão implorando por ajuda”. Até mesmo o “Yomiuri Shinbun”, um dos principais jornais japoneses, com grande circulação em Tóquio, deu destaque para a crise sanitária em Manaus.
Por Acyr Méra Júnior