O “CarnaRio — Carnaval fora de época” entrou para o calendário de datas oficiais do Estado do Rio no mês de julho, mas no dia 21 deste mês, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói relembra a festa com a abertura da exposição “Das Cinzas Voltar, Nas Cinzas Vencer, Viradouro de Alma Lavada”, título do samba-enredo de 2019.
O projeto é dos fotógrafos Renata Xavier e Leandro Lucas, casados há 27 anos, com mais de 400 imagens produzidas entre 2017 e 2020 — quando a escola de Niterói, ainda no Grupo de Acesso, se preparava para o desfile de 2018, quando garantiu o retorno ao Grupo Especial; em 2019, quando foi vice-campeã e ainda no ano passado, quando foi a grande campeã.
Foi montada uma estrutura circular no pátio do museu para representar esse ciclo com painéis de sete metros de comprimento exibindo os bastidores. “Escolhemos o MAC por ser um ponto de encontro cultural da cidade, com a paisagem cinematográfica do Rio e a arquitetura circular de Oscar Niemeyer, que era um apaixonado pelo samba e é o mesmo arquiteto que projetou o Sambódromo”, contam os fotógrafos.