Este foi realmente um ano atípico, nos fez refletir sobre a nossa vida. Alguns de nós adoeceram, e outros perderam entes ou amigos queridos. Mais do que nunca, foi possível perceber a nossa finitude.
Por outro lado, ao mesmo tempo em que tomamos consciência de que poderemos não estar mais aqui amanhã, aumentamos a atenção e o foco na longevidade! E vamos combinar: tem muita gente vivendo mais do que os 100 anos!
O fato é que, muitas vezes, não nos preparamos nem para a morte, nem para os anos em que teremos mais idade. No entanto, é interessante notar que, neste período da pandemia, houve um grande aumento no número de pessoas que prepararam seus testamentos; por outro lado, muita gente também gastou menos ou poupou mais!
Considerando nossos anos pela frente, é importante nos organizarmos para ter uma boa qualidade de vida, tanto do ponto de vista de saúde física quanto mental e, como não poderia deixar de ser, em relação à saúde financeira também.
É muito importante ter saúde nessas três dimensões da vida, mas provavelmente necessitaremos de boa saúde financeira para podermos estar bem também nos outras duas dimensões. Um bom plano de saúde, um lar aconchegante e sem preocupações com comida e remédios suficientes dependem de um bom volume de recursos financeiros.
Sendo assim, e considerando que um novo ciclo começará em poucos dias, nada mais justo do que listarmos nossas resoluções para o ano que está chegando. É o momento mais oportuno para planejarmos mudanças de rumo e conquistas de objetivos e sonhos.
Neste novo período, teremos a possibilidade de organizar nossas finanças, repensar nossos hábitos de consumo, organizar melhor as receitas e despesas e poupar mais. Inclusive, se você ainda não começou a sua poupança, aproveite o ano novo para dar o pontapé inicial.
Aliás, se eu pudesse dar uma única sugestão para colocar nessa lista de resoluções financeiras de ano novo seria: agende uma aplicação automática logo no dia em que você recebe o seu salário! Faça isso para não ficar esperando sobrar dinheiro no fim do mês e evitar esquecer de fazer a aplicação.
Na prática, minha experiência mostra que a grande maioria das pessoas acaba procrastinando, e a aplicação nunca acontece! Contudo, se ela estiver no automático, já tiraremos um enorme entrave da nossa frente.
E digo mais: nem espere o início do ano que vem para agendar essa aplicação. Pare tudo que está fazendo agora mesmo e ponha em prática a sua resolução! Seu “eu futuro” vai lhe agradecer por isso lá na frente. Garanto!
Boas festas e um ano novo muito melhor para todos nós!