Sábado (19/12) de sol incandescente, cariocas lotando as praias e outros paraísos naturais da cidade — só lembrando que os casos de covid-19 no Rio estão bombando, assim como a vontade das pessoas de confraternizar. Raphael Pazos, fundador da Comissão de Segurança do Ciclismo (CSC-RJ), recebeu o vídeo de um jipe com equipamento tocando em alto e bom som, estacionado no mirante da Mesa do Imperador, no Parque Nacional da Tijuca.
A entrada de qualquer carro motorizado, seja para circular, seja para estacionar, está proibida desde o início da pandemia; só pode a pé ou de bicicleta. “Não sei quem organizou ou planejou essa palhaçada. Faremos de tudo para que o Instituto Chico Mendes (ICMBio) multe os responsáveis por essa ‘festinha’. Além disso, ainda desceram com essa ‘jamanta’ no meio dos corredores e ciclistas que passavam por lá nesse horário, com risco sério de causar algum acidente. Isso é crime federal”, diz Pazos. “Os guariteiros que ficam nos vários acessos começam a trabalhar às 8h; o carro deve ter entrado antes. Não foi um evento de ciclista que costuma pedalar ali”, completa.
O carro é do projeto “Red Bull Mano”, que originalmente circula em academias de CrossFit de São Paulo. A coluna tentou contato com a empresa Red Bull do Brasil por telefone e com o projeto “Red Bull Mano” pelas redes sociais, mas, até o fechamento da nota, zero resposta.
A coluna entrou em contato com o Parque Nacional da Tijuca que, através da assessoria, respondeu o seguinte: “o Parque não autorizou a realização de nenhum evento, de nenhuma marca, na Mesa do Imperador, que fica dentro desta Unidade de Conservação (UC), neste sábado (19/12). Vamos apurar as condições do acesso não autorizado. Depois das apurações, vamos avaliar as medidas cabíveis a este caso. É importante reforçar que está proibida a circulação de veículos em todas as vias, com exceção da Estrada das Paineiras, entre o Centro de Visitantes Paineiras e a Rua Almirante Alexandrino. Além disso, qualquer evento dentro do Parque necessita de prévia autorização, que é solicitada diretamente à UC por meio do site www.parquenacionaldatijuca.rio”.
Festa no Parque Nacional da Tijuca? Pode? pic.twitter.com/jCZnTchppK
— Dani Barbi (@danibarbi) December 19, 2020
A propósito, o pessoal posando para fotos no vídeo não tem nada a ver com o evento sonoro. Estavam fazendo o “treinão” de fim de semana com o educador físico Thi Ferreira e já encontram o aparato por lá.