Existe o Dia Mundial da Poupança, sim: 31 de outubro. Nada melhor do que ter a liberdade de escolha e poder realizar o que realmente faz sentido em nossa vida. Concorda? É justamente por isso que sempre reforço a importância de poupar. A poupança é que vai possibilitar tudo isso: ter as rédeas de sua situação financeira, não ser escravo do dinheiro e fazer o dinheiro trabalhar pra você.
Claro que não é fácil. É preciso abdicar de alguns prazeres imediatos a ponto de conseguir guardar para o futuro. No entanto, a tranquilidade que uma poupança proporciona é fundamental!
No final das contas, não estamos falando de dinheiro pura e simplesmente e, sim, em atingir os objetivos de vida: ter a possibilidade de fazer o que importa e uma aposentadoria tranquila.
Para mim, uma das maiores vantagens de ter uma poupança é poder escolher a melhor escola para seus filhos; poder morar onde quiser; sair do trabalho quando aquilo não fizer mais sentido em sua vida. É para isso que serve a poupança: a pessoa poder ter uma vida mais realizada e conseguir conquistar seus sonhos.
Na prática, o que percebo é que quem consegue poupar e construir uma reserva nunca se arrepende de ter renunciado a alguns prazeres imediatos. O que vale é poder conquistar o que lhe é mais caro, o que realmente faz sentido em sua vida.
Agora, nesta pandemia, aqueles que tinham alguma reserva passaram com menos dificuldades por esse momento tão difícil, pois sabiam que poderiam contar com aqueles recursos guardados para uma situação de emergência.
É importante começar a ter o hábito de guardar, nem que seja uma pequena quantia por mês. Pode ser pouco no início, mas os recursos vão se acumulando, rendendo juros e, logo, já formam um montante considerável.
Inclusive, muita gente que não perdeu o emprego e/ou não teve redução de renda, pôde ter uma oportunidade de começar a poupar, já que estava exposta a menos tentações, e conseguiu guardar o dinheiro que não foi gasto em compras, por impulso, no isolamento.
Se você ainda não tem uma reserva, comece hoje; não deixe essa atitude para depois. Tenho certeza de que não se arrependerá.