O imperdível documentário “Nosso Planeta”, do naturalista David Altenborough, na Netflix, fala sobre a nossa relação com a Terra e nossa evolução junto com as outras espécies. É realmente incrível como, ainda hoje, mantemos uma mentalidade bem próxima à dos primórdios da civilização.
São hábitos, costumes, identificação, formação de grupos etc., mas o olhar predatório e extrativista é quase inalterado. Consumimos da mesma forma, e, com a quantidade de pessoas no Planeta, esse método está transformando-se em algo bem perigoso para nossa espécie.
Contudo, existe um futuro possível e até muito promissor e, porque não dizer, maravilhoso se as pessoas mudarem a consciência sobre a capacidade de se reinventarem. Das pinturas no interior das cavernas, evoluímos muito, mantendo os hábitos, mas usando métodos bem mais sofisticados e com materiais totalmente conscientes para um novo olhar.
Hoje podemos pintar, revestir e forrar, usando materiais reciclados, biodegradáveis, ecológicos e com métodos de fabricação sustentáveis. E temos a total consciência de que devemos evoluir, apoiando-nos na natureza como um único sistema.
Falamos com Simone e Jacob Orlean, donos de uma das maiores lojas de revestimento do País, sobre este novo momento do Planeta. “É impossível não ter um novo olhar para o morar. Tudo caminha junto. Na nossa empresa usamos todas as matérias-primas com essa pegada: couro ecológico, suede, camurça vegetal, papel de parede feito de garrafas pet e biodegradáveis. Sou contra tudo que não seja ecologicamente correto. O revestimento de madeira da Orlean é feito da casca da madeira, sem dano às árvores (aliás, esse é um revestimento lindíssimo e muito usado por nós, arquitetos e decoradores). É incrível que, no século XXI, ainda temos que ver animais morrendo, sendo reproduzidos e nascendo apenas para essa função. Nossos clientes não querem couro natural na casa deles; só usamos materiais vegetais. Hoje, as palavras são: ressignificação, paciência e informação. A pandemia nos trouxe a consciência de que somos frágeis, assim como nossos recursos naturais. O cliente mudou: chique e elegante é ser engajado com a natureza.”