Muita gente reserva um espaço na agenda para curtir um fim de semana de boa comida em Tiradentes (MG) — no ano passado, foram 50 mil —, mas veio a pandemia, e a 23ª edição, em vez de festa, pede ajuda. De 01 a 04 de outubro, o “Festival Cultura e Gastronomia Pró-Tiradentes” muda o formato para o digital, a fim de dar um uma mãozinha na recuperação econômica da cidade, com a possibilidade de pedir pratos mesmo estando no Rio, Belo Horizonte e São Paulo. O evento contratou cozinhas e equipes nessas cidades.
Além disso, foram convidadas 250 atrações gastronômicas e culturais para mais de 100 horas de conteúdo no site Fartura Brasil, com nomes como Alberto Landgraf, Bela Gil, Rafael Costa e Silva e Rodrigo Oliveira, que criaram receitas com chefs locais, entre eles Rodolfo Meyer, Rafael Pires, Ricardo Martins e Juliana Ferreira, selecionados pelas curadoras Morena Leite e Carolina Daher.
Quem estiver em Tiradentes e região vai poder pedir o cardápio também em casa. “Desde 1998, o festival contribuiu para o crescimento econômico e social da cidade. Um exemplo disso é que, quando aconteceu a primeira edição, havia três restaurantes; atualmente são mais de 150, com índice de desemprego zero até a pandemia”, diz Rodrigo Ferraz, diretor-geral do evento.