Pra quem ainda estava respeitando esse item da flexibilização, agora liberou geral o mergulho no mar, a partir deste sábado (01/08). Mas calma, continua proibida a permanência na areia, ou seja, levar a farofa (rsrsr), nem pensar. Marcelo Crivella anunciou, nesta sexta (31/07), em coletiva no Riocentro, na Barra, a 5ª fase de flexibilização das medidas de isolamento social.
A partir de agora bares e restaurantes podem funcionar até 1h da manhã (antes era 23h), e shoppings abrir às 10h e fechar às 22h. Ficar na areia de bobeira ainda está proibido, os ambulantes podem vender na orla de 7h às 18h e outra novidade é que os pontos turísticos podem receber até 50% de sua capacidade — muitos deles, que já podiam receber até 30%, preferiram reabrir só em agosto. Nos hotéis, piscinas e saunas também voltam a funcionar. “Os indicadores de saúde se mostram favoráveis para a reabertura”, disse Flávio Graça, superintendente da Vigilância Sanitária, aquele que foi humilhado por frequentadores de um bar durante vistoria na Barra.
Como já havia sido anunciado anteriormente, a volta das aulas presenciais no ensino privado passam também a ser permitidas de forma voluntária no 4º, 5º, 8º e 9º ano, cursos e atividades extracurriculares.