A jornalista carioca Patricia Bromirsky Leal criou, nesse domingo (12/07), no site Avaaz.org, um pedido de socorro através de um abaixo-assinado endereçado a Jair Bolsonaro para a construção de um hospital de campanha no o Alto Xingu. “Precisamos de 1 milhão de amigos doando R$ 1,00 cada para levantar o hospital. Os indígenas foram deixados lá pelos governantes para morrerem. Em 20 dias, o Xingu perdeu cinco caciques para a Covid-19, e são dezenas de infectados em todas as aldeias”, diz trecho do texto, escrito pelo antropólogo Adelino Mendez (UFRJ), que destaca, principalmente, o povo Yawalapiti.
“Em 1954, os povos xinguanos foram atingidos por uma onda de sarampo que devastou aldeias inteiras. Na lembrança dos que sobreviveram, o medo ressurge com a pandemia. Na aldeia de TypaTypa, que ainda chora a perda do cacique Mataryuwa Yawalapiti, o pavor e a incerteza dos que apresentam os primeiros sintomas. Esse vírus não pertence ao universo indígena e foram espalhados por nós. Vamos ajudar o Povo do Tucum, o povo do cacique Aritana, os Yawalapiti. Conto com vocês!”, finaliza Mendez.
As doações (de qualquer valor) podem ser feitas diretamente na conta da Associação Yawalapiti Awapa (Banco do Brasil, CNPJ – 14.800.891./0001-75, Ag. 1319-6, C/c 21.983-5). A cada R$ 2 mil arrecadados, será sorteado um livro “Awapá, Nosso Canto – Aldeia Yawalapíti”, de Lila Rosa S. Ferro. Os recibos das doações devem ser encaminhados para o e-mail [email protected].