Nesta terça (24/03), representantes da indústria da música enviaram uma carta à secretária da Cultura, Regina Duarte, e ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para pedir medidas que ajudem a classe durante a pandemia do coronavírus. Segundo o texto, no ano passado, foram 6,6 mil shows entre março e maio, com uma arrecadação de R$ 11,3 milhões mensais em direitos autorais.
“Embora o isolamento social seja a principal e necessária arma contra a disseminação da Covid-19, existe um expressivo prejuízo econômico que já pode ser sentido em estabelecimentos do setor, como teatros, cinemas, bares, restaurantes, lojas e demais comércios. Gostaríamos de solicitar a avaliação de algumas medidas que podem amenizar os impactos negativos e compensar, em parte, as perdas inevitáveis para o setor no curto prazo”, diz o comunicado.
Entre os pedidos, incentivo do Ministério de Turismo e Secretaria de Cultura, além das prefeituras dos estados depois do período de isolamento e crise para fazer eventos que paguem direitos autorais. Assinam a carta, entre outras, as seguintes entidades: Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes), Amar (Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes), Assim (Associação de Intérpretes e Músicos) e Sbacem (Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música).