Está acontecendo, nesta sexta (23/08), uma manifestação pela Amazônia em frente à embaixada do Brasil em Paris. São pessoas de vários lugares do mundo, não só brasileiros. Algumas mulheres tiraram as blusas e pintaram frases no corpo, como “Rebelião pela Amazônia” ou “Os fazendeiros são os culpados”, e ainda fizeram uma maquiagem no rosto a favor do povo indígena. Diversas ONGs na Europa também marcaram protestos para esta sexta, como em Londres, Madri, Lisboa e Nápoles (Itália) e até em Cracóvia, na Polônia, além de outras capitais.
António Guterres, secretário-geral da ONU, mostrou preocupação nessa quinta (22/08). “No meio da crise climática global, não podemos permitir mais danos a uma fonte importante de oxigênio e biodiversidade. A Amazônia deve ser protegida”, disse em comunicado. O Greenpeace do Reino Unido divulgou que vai protestar em frente à embaixada inglesa; o People Before Profit, da Irlanda, chamou os moradores de Dublin para fazer barulho em frente à representação consultar brasileira; a organização Fridays for the Future, criada por estudantes na Suécia, também.
No Brasil, há protestos convocados para hoje e para o fim de semana em pelo menos 40 cidades. Com a crise mundial e a pressão internacional causada pelo aumento das queimadas, o Presidente Jair Bolsonaro vai ser reunir nesta sexta, em Brasília, com os ministros Fernando Azevedo (Defesa), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Jorge Antonio de Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência), além do secretário-executivo da Casa Civil, José Vicente Santini.
Vídeo do protesto em Berlim, na Alemanha:
Ver essa foto no Instagram
Vídeo de manifestantes em frente à embaixada do Brasil, em Londres:
Ver essa foto no Instagram
Manifestação na Cracóvia, Polônia:
Ver essa foto no Instagram
Os estudantes da Friday For Future, em Berlim, Alemanha:
Ver essa foto no Instagram
Manifestantes em Madri, Espanha:
Ver essa foto no Instagram