Daniela Mercury e Malu Verçosa foram a atração da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta segunda (24/06), ao quebrarem qualquer tipo de protocolo e darem um selinho demorado em sessão que homenageou os 50 anos do Levante de Stonewall, convidadas pelos deputados Erika Kokay (PT) e David Miranda (PSOL). De acordo com o histórico do Congresso, foi a primeira vez de um beijo gay na tribuna. “Nosso beijo dentro da Câmara Federal é símbolo de amor e de luta. Eu e Malu viemos pedir ao Congresso que legisle a favor da comunidade LGBTIQ+”, disse Mercury.
A imagem está rolando nas redes e foi transmitida ao vivo pela TV Câmera. “Eu era casada com um homem, e quando casei com Malu, perdi todos os meus direitos. Vocês entendem a inversão? Que loucura. Como as pessoas não têm seus direitos básicos contemplados? Como, dentro de uma democracia, deixamos isso acontecer?”, disse ela, aplaudidíssima. Mercury comentou que sempre se sentiu livre, mas hoje se vê “maravilhosa, uma lésbica inteligentíssima, talentosa e de sucesso”. No fim do discurso emocionado, ela convidou o público a ficar de pé e cantar “Canto da Cidade” — “Nossa rebelião é cantar dentro desse Congresso”. No dia anterior, ela foi um dos destaques da Parada Gay em São Paulo.
Momento histórico: um beijo lésbico na tribuna da Câmara Federal, um lugar em que a maioria tem invisibilizado e rejeitado ampliar a cidadania LGBTI. As lindas @danielamercury e @maluvercosa foram as protagonistas desse momento incrível! pic.twitter.com/EzB1RbwgYJ
— Erika Kokay (@erikakokay) 24 de junho de 2019
Ver essa foto no Instagram