Se você é turista e está chegando ao Rio, para o feriadão da Semana Santa, neste fim de semana, e pensa em visitar o Cristo Redentor, preste atenção: a Defesa Civil e a Fundação Instituto de Geotécnica (GEO-Rio), responsável pela contenção de encostas no Parque Nacional da Tijuca, interditaram o caminho de vans e carros até o monumento pela Estrada das Paineiras, depois da queda de árvores, pedras e barreiras, desde as fortes chuvas — mas isso foi no último dia 8 de abril, e 10 dias depois, o lugar ainda não foi liberado. Segundo a Geo-Rio, equipes da Comlurb trabalham na área, mas a via só pode ser reaberta depois de avaliação dos riscos, recolocação de paralelepípedos e retirada das barreiras, pedras e árvores.
O Centro de Visitantes das Paineiras, que serve como apoio aos visitantes com destino ao Corcovado e também vende ingressos do passeio, postou um comunicado em seu site dizendo que não faz parte da área concessionada e que também aguardam novidades — a área de compra de ingressos no site está em manutenção.
O Trem do Corcovado é o único em funcionamento, e ainda há ingressos, mas os elevadores e as escadas rolantes “estão inoperantes no alto do Corcovado, conforme orientação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)”. Ou seja, se for passear por lá, aproveite para perder umas calorias e subir 220 degraus que levam até a estátua.