Fico pasma como o talento de certas pessoas é completo. Fátima Alves é assim. Danada. A professora (como não amar esse ofício), terapeuta, naturista e eco-chef consegue solucionar problemas tecnológicos para viabilizar um encontro de almas e oferecer um banquete de conhecimento em conversas agradáveis que proporcionam consciência. Um talento gigante para abordar temas que nos ajudam a sair da escravidão de uma alimentação triste (que não nos traz vigor e energia – quebra de paradigmas e liberação de amarras e preconceitos com a alimentação viva e saudável) e, juntar pessoas – que tanto admiro e sempre consulto: Conceição Trucom (Doce Limão), Catia Simionato (‘Tree of Life’ do Brasil), Rita Zamberlan, Luiz Reikdal, Fernandinha do vôlei, Dra. Luiza Savietto, Kelly Lemos, Claudia Dorneles (já estivemos em vivências juntas), Keli Parayana Dasa e tantos outros. A “Semana de Alimentação Viva”, normalmente de 7 a 13 de novembro – o SEMAV – é um congresso on line e gratuito que reúne nada menos que aproximadamente oito mil inscritos em mais de 80 países, durante sete dias de evento, com pelo menos quatro palestras oficiais diárias – mais do que isso seria até difícil de absorver, dada a relevância dos temas tratados, entre eles:
. a importância da qualidade da respiração;
. a relevância da água e dos fermentados;
. jejum;
. mastigação, desintoxicação e fitoterapia;
. energia vital dos alimentos;
. plantas para melhorar o seu estado emocional;
. transição gradual para o crudivorismo;
. combinação de alimentos;
. diabetes e a importância do crudivorismo;
. doces crus sem culpa;
. vegan fitness;
. emagrecimento;
. mitos e verdades;
. Os pontos de vista holísticos da alimentação;
. e muito mais!
Gosto de ver como o congresso cresceu e evoluiu durante esses anos. A primeira vez que assisti eu ainda estava cursando pós graduação em Gastronomia Funcional na Famesp-SP e escrevendo o meu livro “Você Pode SER mais FELIZ Comendo”. Além de todos os cursos pontuais, livros e pesquisas que tive que ler e investigar, tanto o Semav quanto a “Semana da Alimentação Extraordinária”, do Flavio Passos, me ajudaram demais. Se você, como eu, prefere uma maneira mais leve e ‘ilustrativa’ de aprender, esses são dois recursos indispensáveis.
No Semav os vídeos são gravados no local onde os profissionais se encontram, em suas cozinhas, casas, seus ambientes de trabalho – o que transmite veracidade, transparência e simplicidade.
As palestras são diárias, durante sete dias. E o mais incrível é que ‘cuidam’ de você. Te enviam lembretes sem serem demasiado invasivos. E, com a inscrição no programa Premium há a possibilidade de assistir e quantas vezes quiser, no seu tempo. E um livro com diversas receitas que foram exibidas. Barato e prático.
Para meu grande orgulho e felicidade, Fátima me convidou a participar do próximo seminário. Estou ansiosa e já pensando em muita informação de qualidade para compartilhar. Aguardem!
numero:! Prezados leitores, a partir desta segunda-feira (20/11), as colunas vão ser publicadas às 10h da manhã.