O Parque Lage ficou totalmente vermelho para receber o lançamento de “O Outro Lado do Paraíso”, nova novela das nove da Rede Globo, que estreia nesta segunda-feira (23/10). A ambientação foi inspirada nas tradições das comunidades do Parque Estadual do Jalapão, onde parte da trama foi filmada. O capim dourado, símbolo cultural e econômico da região, estava presente nas instalações que saíam do teto até a piscina (uma beleza!), inspiradas na obra de Lygia Pape, significando ‘o outro lado’. Estava lindo.
Antes de sair de casa, Walcyr Carrasco, autor da trama, enviou uma mensagem para Gloria Perez, de “A Força do Querer”, sucesso total de audiência. “Hoje é o último capítulo, o maior sucesso das 21 horas da Globo nos últimos anos! Parabéns! Mesmo assim você teve a generosidade de publicamente me desejar boa sorte. Antes de ser autor, já admirava você como autora. Hoje admiro também como pessoa. Vou ao lançamento da minha novela com amor e com o sentimento de honra se suceder a você! Beijão!” escreveu. Durante o evento, disse à coluna: “Estou aqui muito animado e satisfeito com o lançamento, mas vou acabar perdendo o último capítulo de A Força do Querer. Vou ter que assistir de casa no sábado ou pego o capítulo na Internet”. E sobre a sua? Manteve mistério. “Muito não posso adiantar, mas fico orgulhoso por abordar com seriedade o nanismo na novela. Eu me sinto lionjeado quando grandes atrizes aceitam fazer uma novela minha. Como não ficaria feliz por contar com Gloria Pires e Fernanda Montenegro em um elenco meu? São grandiosas”, disse.
Os atores começaram a chegar devagarinho, posando para fotos e conversando com os jornalistas. Mas, quando Fernanda Montenegro chegou, não teve pra ninguém. Aos 88 anos com vigor à vista, a atriz foi abordada por mais de 20 jornalistas. Ela foi levada a um canto barulhento, mas logo ‘dirigiu’ a cena e colocou todo mundo para o lado de fora, mais fresco e menos tumultuado, descendo as escadas de braços dados com um repórter. Sentou-se à beira de uma mureta e começou a ‘palestrar’. Perguntada sobre sua atividade nas redes sociais, disse que sua secretária faz o filtro: “Tenho uma página no Facebook, mas é minha secretária quem posta. Mal tenho celular. Quando falam bem, ela me diz maravilhas. Mas quando falam mal, me destroem, ela não fala nada. Hoje em dia a ciência e tecnologia colocaram a opinião pública sem reservas”, disse. Depois de inúmeros trabalhos, ela ainda afirma que filmar o folhetim tem sido uma novidade. “É a primeira vez que estou enfrentando esse tipo de filmagem, com uma estética cinematográfica. Até o momento não me sinto cansada, mas vamos ver no futuro. Hoje em dia uma novela dura quase 1h30, isso é um longa”.
Entra Grazi Massafera – e não decepcionou. A bela chegou com um vestido Miu Miu prateado, lantejoulas e costas nuas, decote generoso nas laterais e sapatos igualmente reluzentes. Sobre Lívia, sua personagem, ela contou ser muito diferente. Lívia é filha de Sophia (Marieta Severo), umas das mulheres mais ricas e ambiciosas de Tocantins. “Vim de família muito humilde e aprendi desde cedo que querer não é poder. Sou da época que comia o que tinha em casa”. Na ficção, ela tem o sonho de engravidar, mas vai descobrir que não pode ter filhos. Mãe de Sofia, de 5 anos, do relacionamento com Cauã Reymond, Grazi cita os desafios da maternidade. “É ótimo poder proporcionar tudo para a minha filha, mas tem que dialogar muito”.
Entre os atores-gatos, Rafael Cardoso, todo moderninho num terno com uma camisa estampada, ao lado da mulher, Mariana Bridi, contando estar apaixonado pelo Tocantins. “Tocantins é um paraíso. É seco pra caramba, parece um desertão, mas tem unas veredas, que parecem uns oásis. É um paraíso total. A água é quente. Quero levar a minha mulher para lá um dia”, disse ele, pai de Aurora, de 3 anos. “Odeio estar longe da minha filha. Como o meu tempo é sempre corrido por causa do trabalho, fico muito tempo fora e quando estou em casa, quero ficar com elas. Sou um pai babão. Queremos ter mais filhos em breve”.
Uma das protagonistas do folhetim, Bianca Bin chegou num vestido rosa de couro de cobra assinado pela carioca Patricia Viera. Para a história, a atriz alongou os fios. “Esse cabelo não é meu. É um tic tac de cabelo que precisou ser costurado por causa das cenas de água que fizemos essa semana”, contou ela, que interpreta Clara, que viverá uma relação abusiva com Gael, personagem de Sérgio Guizé. “Acredito muito no poder do amor, na transformação. Mas o Gael vai ter que mudar muito para provar que merece uma segunda chance”.
Já Sérgio defende seu personagem: “É uma história de amor diferente. Tocantins é um lugar mágico. O Gael é pautado pelo amor”.
Entre papos, comidinhas e bebidas, o povo foi se soltando durante o evento e uma das mais animadas era a atriz Bárbara Paz, uma das ‘mázinhas’ da trama, que chegou a ficar descalça para dançar na pista ao som do DJ Nepal à beira da piscina (os vídeos estão no Instagram @lulacerdaoficial). Marieta Severo, despida de qualquer vaidade, sentou numa das almofadas, conversava com as pessoas e tirava selfie. Walcyr ficou praticamente até o fim e atacou a mesa do café, posta logo na entrada, especificamente a bandeja de brigadeiro de colher.
Também estiveram por lá Juliano Cazarré, Laura Cardoso, Eliane Giardini, Ellen Roche, Luis Melo, Érika Januza, Zezé Motta, Juca de Oliveira, Thiago Fragoso, Fernanda Rodrigues, Malu Rodrigues, Raphael Viana, Fabio Lago, entre tantos.
Cobertura ‘em movimento’ no Instagram @lulacerdaoficial