Os olhos também precisam de cuidado constante. Automaticamente, quando chegamos aos 40 anos, algumas mudanças aparecem. O primeiro sinal é afastar o cardápio na hora de escolher o prato. Quem nunca passou por isso? Eu comecei este ano, e ainda estou relutando quanto ao uso de óculos de grau, o que é péssimo, porque forçar a vista piora rápido o problema.
Minha dica e da Dra. Mirelle Benchimol para esse problema é a seguinte: óculos escuros sempre! Com fator de proteção anti UVA e UVB. Não adianta comprar no camelô. É pior usar uns óculos escuros de má qualidade do que não usar. O meu favorito é o modelo Aviator da Porsche Design (foto acima) – não vivo sem. Ele existe em quatro tamanhos, e você pode trocar as lentes. Uma infinidade de cores estão disponíveis. É o modelo predileto também das irmãs Kardashians. Eu tenho olhos claros, por isso, são supersensíveis à claridade; não saio de casa sem óculos. Eles também ajudam na prevenção de catarata e de lesões nas pálpebras (câncer de pele, rugas etc.)
Muitas pessoas tomam cápsulas de linhaça, que ajudam na lubrificação ocular. Depois de uma certa idade, com a menopausa, as mulheres têm um grande beneficio com esse uso. “I caps” são importantes. Eu já tomo há um tempo porque tenho histórico familiar, mas o recomendado é a partir de 50 anos. Sempre junto a uma boa alimentação, e suspender o cigarro, principalmente em pessoas com casos de degeneração da retina na família. Consultar seu oftalmologista anualmente é extremamente importante. E nunca, mas nunca, coçar os olhos!
“Se dirigir não beba, e não saia de casa de dia sem um belo par de óculos escuros para ficar ainda mais linda e sexy, e nunca use medicamentos sem consultar seu médico.”