Foi inaugurada, nesse fim de semana, no Museu Casa do Pontal, a instalação “O bunker”, primeira obra dos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo que vai ficar definitivamente em exposição no Rio.
A instalação foi criada para os jardins do museu e tem uma parte externa de concreto e uma escultura no interior, pintada com uma tinta especial para resistir a calor e frio, e também pinturas na parte interna do silo.
OSGEMEOS explicam, em dupla, a finalidade da obra de arte: “Tem o propósito de perder o medo, de enfrentar, esse é o papel da arte. E também o de proteger. É muito do que a gente viu e aprendeu visitando o museu, conhecendo a história do local e dessa região, o propósito do museu, por que ele existe, como ele nasceu, e isso tem muito a ver com o nosso trabalho, de ter esses diversos leques, um deles, a arte urbana”.
O Museu Casa do Pontal, localizado no Recreio, está em atividade há mais de 35 anos e reúne o maior acervo de arte popular brasileira. Durante a Copa das Confederações foi considerado pelos turistas estrangeiros um dos principais museus do país.
A inauguração começou com um bate-papo dos artistas paulistas com a curadora e diretora do museu, Angela Mascelani, e com Paulo Portela. Depois, teve show do cantor e compositor Siba, que animou o público numeroso do evento.