O Rio tem grandes nomes da cirurgia plástica mundial e, entre eles, Volney Pitombo. O médico, com clínica em Botafogo, tem consultório sempre lotado. Ganhou fama de ser o fera quando o assunto é cirurgia de nariz, chegando a sair numa matéria no “New York Times“. Recentemente, operou o nariz de Bruna Marquezine; obviamente ele diz que não fala sobre os seus clientes. No que faz muito bem, mas todo mundo sabe que foi Volney Pitombo o autor do lindo narizinho novo da atriz. Claro que isso não muda, digamos, tanto assim, no currículo de um profissional desses, mas todos adoram operar mulher bonita.
numero:1
Existem artistas que fazem do nariz sua marca, como Barbra Streisand. Mas, em geral, as mulheres conhecidas ainda querem que ele seja diminuído. Qual é o critério para mudar o nariz num rosto feminino?
“Essa primeira questão contém todo o conceito da rinoplastia atual. Existe um mito de que nariz pequeno é nariz bonito, o que não é verdadeiro. Atualmente, o nariz elegante, atraente e bonito é um nariz que apresenta uma ponta bem definida em equilíbrio com o dorso e a base. Guardando as devidas proporções, encontramos belos narizes independentes do tamanho. Por isso mesmo, a rinoplastia atual visa mais modelar do que diminuir o nariz, buscando resultado natural e, sobretudo, harmônico. A rinoplastia é uma operação poderosa na harmonia facial. Por isso mesmo, nunca deve mudar totalmente sua forma e sim harmonizar elegantemente. Devemos sempre lembrar que a operação de nariz é a única que cria beleza em cada rosto.”
Mulheres negras devem evitar afinar o nariz?
“Sim. A solução não é afinar e sim suavizar a forma. Muitas mulheres da raça negra apresentam feições caucasianas (brancas) no rosto. Assim, o nariz essencialmente negroide que se apresenta largo e com ponta caída não evidencia a beleza daquele rosto, porque não está em harmonia. Este é o objetivo principal na busca da beleza. O que o cirurgião deve observar é que essas mudanças no nariz devem ser sutis, equilibradas, nunca tirando totalmente a característica étnica. O objetivo da cirurgia neste caso não é afinar o nariz de forma grotesca, mas sim suavizar sua forma, refinar e projetar a ponta nasal contribuindo para a beleza de modo natural. Essa cirurgia é muito comum aqui no Brasil, em virtude da miscigenação racial em que encontramos muita beleza mestiça.”
Ainda existe associação dos narizes grandes dos homens à virilidade?
“Existe, sim. O conceito de beleza no homem compreende expressões de vitalidade, virilidade e poder. Assim, o nariz masculino de maior tamanho apresenta essas características e ainda expressa a beleza masculina, desde que a ponta seja bem definida, projetada e que fique bem com o rosto.”