Andrea Natal começou a carreira cedo: graças a seu francês perfeito, fez um estágio na antiga rede Meridien, no Rio e em Salvador. Em 1990, entrou para o Copacabana Palace como a primeira mulher a trabalhar em contato direto com os clientes, como gerente de recepção, na equipe de Philip Carruthers.
Foi para a França, trabalhou na mesma área e retornou ao Copa em 1996, como gerente de hospedagem. Em 2008, Andrea assumiu o comando do hotel como gerente geral, sendo, novamente, a primeira mulher a ocupar tal cargo num hotel grande da rede Orient Express – e tudo isso ela realiza com leveza, simpatia e talento. Atualmente como diretora do hotel mais conhecido do Brasil, Andrea Natal é um exemplo de executiva de sucesso e que sabe tudo o que acontece no turismo do Rio.
numero:1
Nesta época, com o Rio lotado de turistas, o que muda no comportamento da equipe de um hotel como o Copacabana Palace, considerado o mais tradicional do Brasil?
“A energia fica a mil por hora; a ocupação chega a 100% e recebemos muitos hóspedes habituais, vira uma grande festa. A equipe está bem preparada, é experiente com esse momento, o que facilita a operação do hotel. Todos trabalham muito nessa época”.
Qual o pedido mais exótico ou diferente de um hóspede que você já atendeu – e quais são os limites para isso?
“Um hóspede, por ocasião do seu aniversário, pediu várias garrafas de champagne, taças e um motorista. Em seguida, por volta das 23h, saiu do hotel e foi parando em algumas esquinas, oferecendo champagne para as moças que encontrava… E uma noiva encomendou um buquê para o casamento e na hora não chegou. Nós conseguimos montar um buquê lindo, de última hora, já que temos uma floricultura própria, dentro do hotel, mas foi um grande esforço por que nem sempre temos as flores exatas de um buquê à disposição. O pai da noiva não acreditou quando viu. Fazer os hóspedes felizes vale mais que tudo. Outro hóspede colocou um peixe grande (vivo), nadando na banheira da suite ; também já ajudamos um noivo a pedir a mão da namorada em casamento, ele estava tão nervoso que várias pessoas do hotel se envolveram para “encorajá-lo”. ”
O réveillon na varanda do hotel oferece uma das melhores vistas para os fogos de Copacabana – fale das vantagens de virar o ano aí….
“Não existe outro lugar no Rio para assistir aos fogos! A Praia de Copacabana fica lotada e a vibração é total. Para quem nunca viu, é simplesmente emocionante; para quem já viu muitas vezes é sempre uma surpresa, pois, a cada ano, temos novidades na praia. A vantagem do Copa é, simplesmente, assistir a tudo de camarote”.