A coluna desta semana é toda dedicada a essa data linda, festiva, de solidariedade e amor ao próximo que é o Natal!
A moda fazendo o bem – “Sapins de Nöel des Createurs” é um evento beneficente que acontece há 19 anos em Paris, onde vários estilistas e maisons são convidados a participar, recriando, de forma diferente, a tradicional árvore de Natal. (Na foto acima, as árvores da Dior e da Chanel)
Estilistas, como Jean-Paul Gautier, Jean Chartes de Castelbajac, Chantal Thomaz, Ungaro, entre outros, e maisons, como Dior, Chanel, e outras, criaram árvores que são verdadeiras obras de decoração. (Acima, as árvores da Ungaro e da Jean-Paul Gautier)
Toda a renda da venda que aconteceu nessa segunda (15/12), no Teatre des Champs Elysée, foi para a associação AVEC, que faz um trabalho importante na luta contra o câncer. (Acima, à direita, o laço de Chantal Thomaz)
Lindas árvores por uma linda causa – é o espirito do Natal!
__
O “espírito de Natal” invadiu as ruas e alguns prédios de Paris. A iluminação deste ano foi mais presente e intensa que em anos precedentes.
O Natal, em todo o seu esplendor, tomando conta da cidade. Escolhi alguns lugares que achei lindo para dividir com vocês.
__
Falando em decoração de Natal, as parisienses adoram enfeitar suas casas, como no Brasil, nesta época do ano.
Às vezes, com estilo mais simples; outras, mais festivo – mas sempre com muito bom gosto. Dá uma olhada nas fotos!
__
As francesas são orgulhosas da beleza de suas mesas de Natal, sempre superbem decoradas, com objetos variados no tema do Natal e cores às vezes inusitadas. Escolhi algumas para inspiração.
__
A sobremesa do jantar de Natal na França é um capítulo à parte, pois é hora de servir a tradicional e famosa Buches de Nöel – uma torta deliciosa, feita de várias maneiras diferentes, dependendo da região. (Acima, os Buches de Nöel da La Mère de Famille, Pierre Marcolini e Jean Paul Hevin)
Este ano, os grandes patisseries parisienses brilharam mais um vez na criação da sobremesa: Jean Paul Hevin, Pierre Marcolini, Cyril Lignac e maisons, como Fauchon, Maison du Chocolat e La Mère de Famille. E até o estilista Karl Lagerfeld criou sua Bouche de Nöel. (Na foto, as sobremesas da Fauchon, mais uma da Jean Paul Hevin e da Maison du Chocolat)
De comer de joelhos! Dá uma olhada!
(Por fim, as Bouches de Karl Lagerfeld e Cyril Lignac)
__
Essa é nossa última coluna de 2014, então desejo a todos os meus leitores um Natal iluminado e um ano novo cheio de realizações e saúde!
Em janeiro estamos de volta – até 2015!