Camila Pitanga e Dira Paes, diretoras do MHuD, Movimento Humanos Direitos, foram as apresentadoras da noite do Prêmio João Canuto, nessa segunda-feira (01/12), na Casa de Cultura Laura Alvim. Uma vez por ano o MHUD premia representantes de causas humanitárias que mais se destacaram no ano anterior – com a ressalva importante de que os escolhidos não podem ter recebido nenhuma ajuda do governo.
Um momento tocante foi quando o agricultor Almir Ferreira Barros foi chamado ao palco. Na lista dos que estão marcados para morrer por latifundiários, Almir estava feliz por ganhar visibilidade na mídia – uma garantia de que os seus perseguidores vão pensar duas vezes antes de cometer um crime.
Entre os premiados também estava a coordenadora da Comissão Nacional da Verdade, Rosa Maria Cardoso da Cunha, advogada de vários presos políticos durante a ditadura, incluindo a presidente Dilma e seu ex-marido, Carlos Francklin Paixão de Araújo.
Vários atores conhecidos entregaram os prêmios: Marcos Winter, que é o fundador do MHuD, mais Beth Mendes, Carla Marins, Emílio Orciollo Netto e Priscila Camargo. Ao final da premiação, todos se uniram num “abraçaço” de muita emoção. Zezé Motta deu uma canja e Gilberto Gil fez o show da noite.