É muito difícil termos que dizer "adeus", "chega", "basta" ou, simplesmente, "não quero mais".
Acabamos de ver no texto passado, "SEXO LIVRE", que não podemos descartar pessoas nem mesmo quando elas merecem — pelo simples motivo de que tudo que fazemos para o vizinho, em algum momento da nossa vida, um outro vizinho vai fazer com que passemos pelos mesmos sentimentos. Esse é o entendimento de como funcionam as leis do universo, não o entendimento de quem quer ser bacana ou ficar bem na foto.
Todos nós, que estamos buscando trazer mais verdade para nossa vida, sabemos que é a forma de não deixar os problemas do mundo invadirem nosso espaço; obrigatoriamente passaremos por situações de dizer "tchau".
Quase sempre, parecerá um ato de insensibilidade ou falta de misericórdia; mas, na verdade, se queremos evoluir, temos que fazer mudanças nos negócios, relacionamentos ou na saúde e bem-estar geral.
Isso não significa que vamos retirar amigos, sócios, namoradas ou familiares do nosso convívio. Vamos apenas colocá-los em um lugar diferente dentro da história do filme da nossa vida.
A última coisa que devemos fazer é o descarte, mas a primeira é dar o papel de coadjuvante para quem é coadjuvante e papéis de protagonista para quem está completamente comprometido em fazer uma união dos filmes. Às vezes, um coadjuvante pode tomar conta do filme durante um período de tempo; depois volta ao seu posto.
A chave para essa avaliação do elenco é a disposição para mudar e evoluir. Quando nossos parceiros não querem mudanças, mas só permanecer por ali, é porque o interesse está limitado à consciência egocêntrica. Digo mais: caso deixemos os papéis intocáveis, a vida através de lições às vezes dolorosas, fará a mudança. É só olhar com calma para trás e veremos que essas mudanças sempre acontecem.
Nossa alma sempre sabe o que deve ser feito e faz com que aconteça, mais cedo ou mais tarde, caso não usemos nosso livre arbítrio.
Não devemos ter receio de mudanças – desde sempre, é assim que crescemos e evoluímos.
Por Ary Alonso (Espiritualista) 13/07/2009