Ao lado da novela “Joia Rara“, da série “A Mulher do Prefeito”, do especial “Alexandre e Outros Heróis” – todos da TV Globo – e mais o documentário “De volta”, do Canal Futura, o programa “O Infiltrado”, do History Channel, surgiu como um azarão no anúncio, nessa segunda-feira (13/10), dos brasileiros indicados ao 42º Emmy Internacional pela Academia de Televisão Americana.
Fred Melo Paiva, o protagonista da mistura de jornalismo com reality show que é o programa, comemorou com entusiasmo a notícia da possibilidade de ganhar o Oscar da TV mundial. “Dale nóis! (sic) Dale uma TV que não precisa ser pro Hommer Simpson!”, escreveu no Facebook. Lançado o ano passado, “O Infiltrado” é a maior audiência do History e está em segunda temporada, produzido pela Cine Group e dirigido pelo inglês Gideon Boulting – nele, Fred já encarnou um ator pornô, um cantor sertanejo, um machão inveterado, um lutador de MMA e o sósia de um cantor famoso.
O jornalista, que participa da escolha de temas, roteiro e escreve o texto final, não acha que se transforme num ator para aparecer na atração. “Aquele lá sou eu mesmo, ou eu fazendo jornalismo (confesso, sempre usei desse jeito mineiro, que fica entre o bobo e o esperto, para conseguir as informações que eu queria). Claro que é um jornalismo mais abusado, em que eu preciso me apresentar de forma mais contundente do que se apenas entrevistasse gente com o microfone na mão. Mas continua sendo um jornalista no exercício da sua profissão”.
Fred diz esperar que a produção ganhe musculatura pra fazer um programa ainda mais interessante. “E acho que esse é o caminho natural mesmo, porque o formato funciona demais e eu amo fazer aquilo lá. É jornalismo na veia, sem ser careta. Tudo que eu persigo desde que troquei a Veja pela Trip – quando a primeira ainda era uma revista que fazia jornalismo e não um panfleto; e a segunda, uma revista em um fundo de quintal”, declara.
Fanático pelo Atlético Mineiro – ele escreve uma coluna semanal só sobre o Galo, no Estado de Minas – Fred lançou, em 2013, o livro “O Atleticano Vai ao Paraíso”. Seu próximo projeto é um documentário baseado no livro, já em pré-produção, com direção de Sérgio Borges e Helvécio Marins Jr. Ateu, Fred é tão obcecado por futebol que agradeceu a indicação ao Emmy a São Victor – que vem a ser o goleiro idolatrado pela torcida do time de Minas Gerais.
A cerimônia de entrega do Emmy vai ser dia 24 de novembro, em Nova York.