Espaços parecidos com o Circo Voador (e as lonas culturais) do Rio, vão começar a ser construídos a partir de abril de 2009, em Brasília. Serão 10 tendas culturais administradas por OSCIPs, e a CUFA-DF estará à frente de uma delas, com total liberdade para realizar eventos e oficinas.
O objetivo das tendas é incentivar a produção cultural levando a comunidade carente do Distrito Federal. O primeiro será em Samambaia e cada tenda vai ter salas para oficinas, telecentro e biblioteca.
O que são? Pequenos complexos culturais (fixos) construídos nas cidades mais carentes do DF. Na estrutura: quatro salas para ensino artístico em teatro, dança, música e artes plásticas; um telecentro com capacidade para 20 computadores; galpão multiuso para atividades culturais (capoeira, exposições, saraus etc); biblioteca; e teatro, com capacidade para 280 lugares sentados.
O projeto é inspirado nas Lonas Culturais da Prefeitura do Rio. O governador José Roberto Arruda visitou, conheceu e incorporou ao seu plano de governo. Por aqui, tudo começou em 1993, depois da Rio Eco 92. Atualmente, são 10 complexos na periferia da cidade com projeto premiado na Comunidade Européia e no Mercosul pela inclusão social por meio da cultura.