Nos primeiros minutos deste domingo (29/06), o jornalista James Masters, do site da CNN, lançou no ar um artigo nada elogioso à atuação do Brasil na vitória sobre o Chile, nesse sábado (28/06). No texto, ele diz: “O Brasil prometeu que nessa Copa o mundo finalmente veria um jogador especial. Ele veste uma camisa amarela com o número 10 e produz momentos de mágica que os meros mortais dificilmente podem sonhar em reproduzir, exceto nos seus consoles de jogos. Ele tem 22 anos – um jogador com pés ágeis, mente que vê cada movimento antes que seus oponentes possam respirar, um jogador que pode marcar um gol que para todo o mundo pareceria impossível. O que o Brasil não contava é que ele vestiria o amarelo da Colômbia – e o seu nome é James Rodriguez.”
Além de continuar elogiando as habilidades de James durante a partida contra o Uruguai, o comentarista prossegue nos seus prognósticos sombrios: “Embora seja a nação anfitriã, o Brasil certamente vai sentir mais pressão e ansiedade diante da possibilidade de encarar o time colombiano – uma equipe que joga com um estilo e autoconfiança que os homens de Luiz Scolari não têm mostrado até agora”.
Masters admite que o jogo entre Brasil e Colômbia, na própria sexta-feira (04/07), promete ser um grande momento, quando os dois jogadores, Neymar e James, se encontrarão no mesmo campo, mas alerta: “Se Rodriguez mantiver sua performance, o Brasil certamente vai cair fora da Copa”.
Mas, curiosamente, no mesmo site da CNN, neste domingo, por volta de uma e meia da tarde, Neymar era o jogador mais comentado, com 179 mil posts; seguido de Robin Van Persie, com 53.862 posts, e Alexis Sánchez com 29.397, em terceiro lugar. Segundo, ainda, uma estatística emocional dos fãs que comentaram sobre Neymar, 41% estão felizes, 15% amam o jogador, 4% estão animados, 3% tediosos, 35% tristes e 2% com ódio.