Jovens da comunidade de Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, criaram a revista “Menisquência – quadrinhos, cultura e opinião”. A idéia surgiu depois de uma oficina com o cartunista Laerte, que os incentivou a criar algo próprio, que fosse um canal de expressão, além de uma ferramenta de integração com o lugar onde moram.
Os jovens entre 16 e 24 anos participaram de todo o processo: criação, redação e vendas. Eles usam e abusam de quadrinhos, crônicas, poesia e fotografia que expressem opinião e crítica. Para muitos, a revista é uma alternativa viável de geração de trabalho e renda.
“Menisquência” é uma gíria muito usada em várias periferias de São Paulo. Em Brasilândia, por exemplo, a palavra quer dizer "rebeldia, subversão ou quebra de regras". Para os integrantes da revista, o significado está mais para “algo bom, como um estágio da vida de muitos jovens, cheio de rebeldia, mas também com grande pró-atividade, atitude, poder de criação e mudança”.
Além de Laerte, muitos estão apoiando este projeto, entre eles, a banda O Rappa, a apresentadora Soninha, o Instituto Sou da Paz, o Senac São Paulo, a Fundação Artemísia e a Coordenadoria da Juventude da cidade.