Muito já foi falado sobre as tendências de moda em nossa coluna. Mas de onde elas surgem? Como sei que esta é uma dúvida recorrente, vou responder a essa dúvida. Se antes as tendências eram lançadas pelas grandes marcas internacionais, hoje em dia os tempos são outros – e muito mais democráticos. Isso porque, com a grande evolução tecnológica e a globalização, o comportamento do consumidor mudou.
Hoje o que influencia as tendências é o comportamento da sociedade e a informação que vem da rua, como o street style, por exemplo.
As pesquisas são feitas com pessoas reais nas ruas das grandes capitais globais por cool hunters, os famosos caçadores de tendências. Eles pesquisam novidades em todas as áreas porque, mais do que nunca, não podemos pensar em moda sem passar pela arte, música, culinária, tecnologia, meio ambiente e os mais diversos assuntos. Está tudo interligado.
Existem vários institutos de pesquisas de tendências como o Future Concept Lab, que está presente no Brasil. Esses institutos selecionam todo o material coletado pelos cool hunters e todas as informações vão para um conselho que está baseado na França e que é composto por grandes industriais, presidentes dos maiores grupos e conglomerados de moda, economistas, sociólogos etc.
Eles são os responsáveis por definir, pela necessidade do mercado de matéria-prima,o que vai ser usado nas próximas estações com uma antecedência mínima de dois anos.
Por isso, podemos ver que nada acontece por acaso. Quando você for comprar uma peça com a cor da próxima estação, vai entender que essa cor não foi escolhida à toa ou por pura vontade de cada estilista. Atrás de cada escolha de cor, tecido e acabamento existe um grande trabalho e estudo que envolvem pessoas em todo o mundo para que a peça de roupa esteja pendurada na arara. Como podem ver, de fútil a moda não tem nada.