Siyabulela Mandela, bisneto de Nelson Mandela (1918-2013), e a política Benedita da Silva vão conversar no sábado (16/11), a partir das 11h, no Circo Voador, Lapa, durante a 14ª edição da Festa Literária das Periferias (FLUP). Na mesa, “Uma História que nos negaram”, com a participação do jornalista Tiago Rogero e mediação do advogado Joel Luiz da Costa.
Vão discutir o lugar das pessoas negras na História, e, como diria Beatriz Nascimento (1942-1995), escritora e ativista homenageada pela Flup, “o negro visto por ele mesmo”.
Doutor em Filosofia e Políticas Internacionais, Siyabulela, 31 anos, segue os passos do bisavô na defesa dos direitos humanos. Sua primeira visita ao Brasil foi em 2022. Sua participação é uma parceria com o Instituto de Defesa da População Negra (IDPN). Já Benedita, 82, é já conhecida pelos cariocas por atuar pela mesma causa de Mandela, como vereadora, senadora e deputada, principalmente sobre os direitos das mulheres negras. Já Tiago é jornalista, criador do projeto Querino e autor do livro “Projeto Querino: um olhar afrocentrado sobre a História do Brasil”.
A Flup vai de 11 a 17 de novembro, com lançamentos de livros, saraus, apresentações musicais e outras manifestações culturais.
Foto: Siyabulela Mandela/Reprodução