Foto: www.ipatrimonio.org
Enquanto não fica pronta a nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana, depois de anos de atrasos nas obras (um verdadeiro parto), a atual sede, na Lapa, será revitalizada. A restauração do prédio, que já abrigou a Escola Maria Olenewa no passado, inclui a recuperação da fachada, tombada pelo Patrimônio Histórico, garantindo a preservação do edifício que abriga o acervo cultural e audiovisual do museu.
Essa obra foi possível graças ao convênio celebrado nessa quinta, 12, entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC) e a Fundação Museu da Imagem e do Som (FMIS), garantindo a preservação do edifício e a solução de problemas estruturais que surgiram desde 2014, depois da construção de um hotel vizinho. O projeto faz parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
De acordo com relatórios técnicos de março deste ano, a construção do hotel vizinho provocou trincas, fissuras e pontos de umidade no prédio do MIS, embora esses danos não tenham comprometido a estrutura. Entre as intervenções previstas, estão o preenchimento das fissuras, a impermeabilização do telhado e das junções com os prédios vizinhos, além da restauração completa da fachada. As esquadrias de todas as janelas também passarão por melhorias, seguidas das pinturas interna e externa do edifício.
O prazo estimado para a conclusão das obras é de 12 meses.