A jornalista e escritora mineira Daniela Arbex contou, em seu Instagram, que viajou, nessa quinta (08/08), no mesmo avião da VoePass que caiu nesta sexta (09/08), em Vinhedo (SP), matando todos os 62 passageiros e tripulantes. Ela destacou que, durante o trajeto que fez de Ribeirão Preto para Guarulhos, já havia notado sérios problemas no avião, especialmente em relação ao funcionamento do ar-condicionado.
O depoimento de Arbex, autora do best-seller “Holocausto brasileiro”, na íntegra:
“Gente, por incrível que pareça, eu voei pela terceira vez em um avião da Voepass, e o avião que caiu é o mesmo em que eu estava. Até filmei as pessoas passando mal durante o voo, por causa do calor que fazia dentro da aeronave sem ar-condicionado. Foi terrível: um passageiro chegou a tirar a camisa. Outro, que estava uma poltrona à minha frente, sentia muita dor de cabeça. As pessoas se abanavam procurando ar. Fiquei muito indignada porque, pela terceira vez, a aeronave da companhia apresentava problemas tanto no trecho de SP quanto no da conexão pra Minas. Eu e outros passageiros questionamos a aeromoça. A resposta foi de que o ‘ar não funcionava em solo, só no ar’, o que não aconteceu. Da vez anterior, a desculpa é que o ar precisava de manutenção. Ainda não sabemos o que motivou a queda, mas como uma aeronave opera nessas condições? Em outro evento de que participei, no Paraná, pedi ao contratante que comprasse outro voo porque não queria ir nessa aeronave. O contratante atendeu ao meu pedido. Lamento profundamente pelas vidas perdidas hoje e percebo que corremos um risco real. Estou profundamente impactada com essa tragédia”.
O acidente em Vinhedo ainda está sob investigação; as causas da queda do avião não foram divulgadas até o momento. Entretanto, o relato de Daniela pode ser importante para as investigações.
Ver essa foto no Instagram