Foto: Marcelo Calero, Eduardo Paes e Rafael Lisbôa /Foto: Beth Santos
Eduardo Paes apareceu de surpresa no Rio2C, na Cidade das Artes, Barra, nesta quarta (05/06), durante uma mesa em que foi debatido “Cidades cinematográficas e a potência do audiovisual como motor de desenvolvimento econômico”. Acostumado aos microfones, desta vez ele preferiu não falar.
O Rio tem se destacado entre as cidades mais desejadas do mundo como destino cinematográfico, ultrapassando Paris no ano passado. Participaram do debate Marcelo Calero, secretário de Cultura, com Juliana Capelini, diretora executiva da Conspiração Filmes, e Fiona Railane, diretora de vendas internacionais da Mediawan Rights, com mediação do jornalista Rafael Lisbôa.
“Países latinos e até o Japão estão oferecendo cash rebate (política de incentivo às filmagens na região para atrair turistas), alguns oferecendo até 60%, então é uma ferramenta importantíssima para atrair produções”, explicou Juliana. No caso do Rio, essa aprovação acontece ainda no início da produção garantindo o depósito do recurso ainda na fase inicial.
Em 2023, a Prefeitura investiu R$ 140 milhões no audiovisual e, segundo Marcelo Calero, para cada R$ 1 investido, voltaram R$ 3 para os cofres públicos. “Além de tudo isso, das praias e cenários perfeitos, o melhor do Rio é o carioca, para quem estamos voltando editais via Coordenadoria de Ações Locais e Territórios. Esse modelo nós trouxemos para a RioFilme, para chegar a novas estéticas. A cadeia da criatividade e inovação”, disse Calero.