O artista plástico francês Jérôme Poignard, já carioca afetivo, levou a mostra “Luzes” ao Bar dos Descasados, no Santa Teresa MGallery, gerenciado também por uma francesa, Sophie Barbara, com inauguração nessa terça (04/06), num vaivém cheio de sotaques.
São telas em acrílico ou aquarela que expressam as experiências vividas em cidades como Londres, Paris e Rio e suas paisagens urbanas e naturais. “Minha arte é uma jornada que começou na infância, evoluindo ao longo dos anos como designer e na imersão na criação digital. Durante a pandemia, mergulhei na pintura, produzindo mais de 60 obras que deram vida a essa nova fase. Depois do período de sombras, medo e confinados, sem poder viajar, é um alívio poder retornar aos espaços culturais e passear por temas universais. Além disso, nesta técnica, a espontaneidade e a rapidez na execução são importantes, uma vez que o pincel entrando em contato com a superfície do papel não há retorno”, explica Jérôme, que antes de Santa Teresa, levou sua arte ao Centro Cultural dos Correios.
O artista também foi convidado por Sophie para ilustrar os ambientes do hotel em um livro, dado como presente para hóspedes.
Quem amou um dos quadros e comprou foi Tonico Monteiro de Carvalho, com a vista de uma das varandas do hotel, um cenário muito conhecido por ele desde a infância, já que a família tem casas pelo bairro, incluindo a Villa Astrid, que virou uma espécie de hotel secreto em 2016.