Depois de enviar a declaração do Imposto de Renda, muitas pessoas ficam ansiosas para saber se o documento já foi processado ou se ficou retido na malha fina.
A boa notícia é que, desde 2019, já é possível verificar o status da declaração em aproximadamente 24 horas depois do envio.
Consultando o status da sua declaração
Para verificar o status da sua declaração, acesse o “Consultar Meu Imposto de Renda” pelo Portal da Receita Federal, utilizando a sua conta Gov.br. Na lateral esquerda, você encontrará informações sobre as suas últimas declarações.
Os principais status são:
— Em processamento: a declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi finalizado.
— Processada ou em fila para restituição: a declaração foi avaliada e não apresentou pendências. No entanto, a Receita pode analisá-la novamente dentro de cinco anos.
— Com pendências: inconsistências foram encontradas, e a declaração foi retida na malha fina. É importante corrigir os erros o mais breve possível por meio de uma declaração retificadora. Não é necessário aguardar uma intimação.
E o que fazer se a declaração ficar retida na malha? Veja mais a seguir….
Entendendo a malha fina
A malha fina é o processo da Receita Federal para identificar omissões e inconsistências nas declarações de Imposto de Renda. Dados de empregadores, instituições financeiras e outros são cruzados com as informações fornecidas pelos contribuintes. Quando há discrepâncias, a declaração fica retida na malha fina.
Os motivos mais frequentes para a retenção incluem:
— Omissão de rendimentos, seja do titular, seja dos dependentes.
— Erros na declaração de ganhos com investimentos.
— Equívocos em despesas médicas.
Dicas para evitar a malha fina
— Entenda as regras: estude sobre o Imposto de Renda para se familiarizar com as regras para declarar. Veja o Guia sobre o Imposto de Renda 2024 que preparei para você aqui.
— Declare todas as rendas: inclua todas as fontes de renda, tanto suas quanto as de seus dependentes.
— Atenção às despesas dedutíveis: declare apenas o que pode comprovar.
— Compatibilidade entre receitas e despesas e o aumento do seu patrimônio: assegure que o crescimento do seu patrimônio esteja de acordo com suas receitas declaradas.
— Revisão minuciosa: verifique cada informação antes de submeter a declaração.
Longe de ser um problema num primeiro momento, a malha fina é uma oportunidade para corrigir possíveis erros e omissões antes de você ser intimado pela Receita Federal.
Manter a calma, entender onde ocorreu a pendência, ajustar o que for necessário e enviar uma retificadora são os passos-chave para resolver tudo sem maiores consequências negativas para o contribuinte.
A organização e o cuidado com os detalhes são fundamentais para evitar problemas com o Imposto de Renda. Contar com um planejador financeiro pode ser decisivo para garantir uma declaração tranquila e sem contratempos.