O francês Matyouz Ladurée, padrinho da Maison Owens, conhecida casa francesa de “Voguing” – dança imitando as posições de modelos, popularizada na música “Vogue”, de Madonna -, chega ao Brasil como atração de duas festas do “Presença Festival”, dias 7 e 8 de junho, no Circo Voador.
Matyouz é uma referência em competições francesas e mundiais da cultura “Ballroom” (surgidas no underground LGBT+ ainda no final do século XIX), que voltaram com tudo com a turnê de Madonna, “Celebration Tour”, na hora em que a cantora chamava convidados (no Rio, foi Anitta) para dar notas aos dançarinos que se apresentam.
A 3ª edição do festival começa nesta terça (28/05) e traz peças de teatro, shows, exposições, exibição de curtas-metragens, oficinas e outras atividades gratuitas, até o dia 9 de junho. Nos dias 7 e 8 de junho, além de Matyouz, o MC chileno Father Tofu Ninja e o brasileiro Father Buth Ninja, participarão das balls “Purusuco Juicy Ball” e a “Ninja Aquaglam Ball”, que abrirão a noite para as cantoras Luedji Luna, Majur, Preta Gil e Gaby Amarantos, além de outras atrações.
Nas competições, são sete jurados para julgar uma série de categorias que avaliam danças, desfiles e figurinos com prêmios para cada performance, representando casas de Ballroom.
“O festival cada vez mais valoriza essas camadas que a diversidade tem, e o debate é interseccional. Ele amadureceu musicalmente e também como projeto e vamos ter um line-up formado 100% por mulheres pretas”, diz o publicitário e produtor cultural José Menna Barreto, diretor artístico e curador do festival.
Informações no site.