Na imagem, Luiz Carlos e Lucy Barreto com Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan /Foto: Paula Johas
A Casa Firjan, em Botafogo, vai lançar o “Cinema na Casa”, neste domingo (19/05), com sessão do filme “João, o Maestro” (2017), dirigido por Mauro Lima, sobre a história do pianista João Carlos Martins. O espaço transforma a Sala Lucy e Luiz Carlos Barreto em cinema em homenagem ao audiovisual brasileiro. “Uma homenagem a Lucy e Luiz Carlos Barreto é também ao cinema brasileiro. E a estreia com o filme escolhido pelo Barretão é para mim motivo de orgulho, pelo respeito que tenho ao casal e à Firjan”, diz o maestro João Carlos Martins.
“No mês que antecede as comemorações pelo ‘Dia do Cinema Brasileiro’, em 19 de junho, nada mais justo que celebrar esse casal a quem devemos tanto por todas as contribuições dadas ao cinema e ao audiovisual brasileiros”, diz Leo Edde, vice-presidente da Firjan.
A sala, no interior do prédio tombado da Casa Firjan, patrimônio histórico e cultural do município e do estado do Rio, comporta 30 pessoas. Sérgio Rodrigues assina o mobiliário.
O “Cinema na Casa” será não apenas para filmes, mas também um espaço multiuso para reflexões sobre temas que envolvem o desenvolvimento do Rio e da nova economia. Mensalmente, até novembro, serão oito filmes, todos produzidos pela LC Barreto. “Pretendemos incrementar a experiência, futuramente, com a presença de diretores e atores para um bate-papo com a plateia depois da sessão”, avisa Lucy Barreto.
Os filmes acontecem no penúltimo domingo de cada mês, em três horários: 11h, 14h e 16h, de graça ((senhas na recepção).