Na imagem, Fernando Santoro, diretor do IFCS; Roberto Medronho, reitor da UFRJ; Eduardo Paes, Tatiana Roque, professora na UFRJ; e Antônio Carlos Jucá, diretor do Instituto de História /Foto: Bete Santos/Prefeitura
Em visita aos Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e Instituto de História, nesta quarta (29/05), no Largo de São Francisco, Centro, o prefeito Eduardo Paes anunciou ao reitor da UFRJ que vai bancar a reforma da fachada e da parte elétrica do prédio histórico. As obras, orçadas em R$ 10 milhões, vão ajudar a universidade a recuperar parte do patrimônio.
Tatiana Roque, ex-secretária municipal de Ciência e Tecnologia, que hoje atua como professora de Matemática da UFRJ, foi quem pediu ajuda. “Eduardo Paes já forneceu os tubos e conexões que possibilitaram a reforma hidráulica pela equipe da prefeitura universitária. Aguardamos a aprovação do Iphan para iniciar a reforma da fachada, já em junho. E tem mais: vai consertar a parte elétrica do prédio”, disse Fernando Santoro, diretor do IFCS.
Segundo Antônio Carlos Jucá, diretor do Instituto de História, a Prefeitura está ajudando a recuperar um patrimônio da sociedade brasileira. A história do prédio tem início no século XVIII, quando o Largo ficava fora do muro projetado para a defesa da cidade e seguia a evolução urbana definida pela Rua do Ouvidor. Originalmente construída para abrigar a Sé do Rio de Janeiro, a estrutura recebeu um tratamento urbanístico e lá instalou, entre 1812 e 1858, a Academia Militar. Depois de 16 anos, passou a abrigar a Escola Politécnica.
A PREFEITURA DO RIO VAI RESTAURAR O IFCS!
Um dia importante para a educação e para a cidade do Rio: selada uma parceria com a UFRJ para que a Prefeitura realize a recuperação da fachada e de toda a parte elétrica do prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, o… pic.twitter.com/vJEofCXFMf
— Eduardo Paes (@eduardopaes) May 29, 2024