Foto: Hank Leclair/Flickr
O Rio está, por mais um ano, entre as cidades mais filmadas do mundo. Em 2023, foram 7.885 diárias de filmagem, o que significa que, a cada dia, havia pelo menos 21 sets nas ruas, praias, parques e praças do município. Os dados são da Rio Film Commission, departamento ligado à RioFilme, responsável por atender às produções.
O Rio superou a Cidade do México, que registrou 7.876 diárias no ano passado e também Paris (7.400 diárias) e Lisboa (1.309). Já, entre as cidades brasileiras, a capital carioca lidera com ampla vantagem em relação à segunda colocada, São Paulo, com 4.895 diárias.
A Rio Film Commission atendeu a 26 produções internacionais e, entre os que mais filmaram, estão os Estados Unidos, França, Áustria, México e Japão. Os endereços mais admirados ficam na orla carioca: Avenida Atlântica, Avenida Francisco Bhering (Ipanema) e Praia do Flamengo. No entanto, se considerarmos todas as produções, o Centro foi o bairro mais procurado: mais de mil gravações.
Lançado pela RioFilme em 2022, o mecanismo de “cash rebate” (edital de incentivo à atração de produções audiovisuais para o município) é considerado um diferencial para atrair produções internacionais e de outros estados do Brasil. Através dele, as produções intermediadas por uma produtora carioca conseguem recuperar até 35% dos valores investidos no município durante as filmagens.