O cônsul-geral da Alemanha no Rio, Dirk Augustin — que se diz “carioca recente e alemão de nascimento e jeito” —, recebeu convidados para um almoço na casa oficial, conhecida como Castelinho da Alemanha, em Santa Teresa, nessa sexta (17/05), pelo Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia (IDAHOBIT), e ao mês da Visibilidade LGBT+.
Entre os convidados, o apresentador Tadeu Schmidt, descendente de alemães e amigo do cônsul, e alguns dos 18 retratados na mostra “O Brilho da Diversidade”; a fotógrafa Eny Miranda, dando protagonismo a todas as letrinhas da sigla; Benny Briolly, a primeira vereadora transexual a assumir um mandato na Câmara de Niterói; a DJ e nadadora lésbica Ana Kazz; o apresentador apoteótico Milton Cunha (alguém perguntou se ele não estaria sentindo calor debaixo do terno cor-de-rosa, ao que ele respondeu “amor, estrela não sente calor! Suor é para os fracos…”); representantes da Casa Dulce Seixas, única LGBT+ na Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu e outros.
“Há 20 anos, lancei o livro ‘Retratos do Tempo’, com moradores do abrigo Cristo Redentor; um funcionário do consulado soube desse trabalho e me convidou. Chamei pessoas públicas e nem tão conhecidas que representam a sigla, capturando a essência de cada um, a alegria, liberdade e diversidade”, diz ela, que também clicou os músicos Ney Matogrosso e Fênix, o ator Matheus Nachtergaele, a transformista Laura de Vison (1939-2007), a ex-jogadora de vôlei Fabi Alvim com a mulher, Júlia Silva, e a filha das duas, Maria; Martinho da Vila com a filha Mart’nália, e assim vai.
Os retratos foram expostos no jardim do castelo, mas, a partir da quarta (22/05), estará na BiblioMaison, a biblioteca do Consulado, no Centro (Avenida Presidente Antônio Carlos, 58 – 11° andar).