Certa vez, postei um vídeo com uma informação errada, sem saber. Rapidamente, algumas pessoas começaram a comentar de forma educada, que tal informação estava errada. De repente, uma pessoa fez um comentário muito agressivo me atribuindo uma má intenção, atacando a minha integridade e os meus valores morais, sem mesmo me conhecer.
Eu arquivei o vídeo, repostei com a informação correta, agradeci às pessoas que me informaram gentilmente e bloqueei a pessoa que foi extremamente ofensiva, de uma forma gratuita.
Ser empático e praticar a Comunicação Não Violenta (CNV) não significa tolerar tudo. Certos comportamentos não devem ser tolerados. Ter um perfil público/aberto nas redes sociais ou mesmo privado, não dá o direito a qualquer um de fazer qualquer coisa e de ser ofensivo.
Receber críticas agressivas nas redes sociais pode ser desafiador, mas é importante lembrar de algumas coisas ao lidar com esse tipo de situação:
1. Procure manter a calma: Tente não responder imediatamente com raiva ou defensivamente. Respirar fundo e manter a calma pode ajudar a lidar com a situação de forma mais construtiva.
Se você sentir, você pode responder com uma pergunta para tentar compreender porque a pessoa fez aquele comentário. Por exemplo: “O que você quer dizer com isso?” Ou “O que faz você dizer isso? Baseado em que fatos”
2. Avalie a crítica: Mesmo que a crítica seja agressiva, tente extrair algo útil dela. Há algo válido que possa ajudar a melhorar o que você faz?
3. Responda de forma educada: Se optar por responder, faça isso de maneira educada e respeitosa. Às vezes, uma resposta tranquila pode acalmar a situação.
4. Não alimente trolls: Em algumas situações, é melhor ignorar comentários agressivos, especialmente se vierem de perfis de trolls ou pessoas que apenas querem causar problemas. Mas você não é obrigado a deixá-los no seu perfil, ainda mais se isso te afeta de alguma maneira. Pode apagá-los.
5. Bloqueie ou denuncie, se necessário: Se os comentários forem extremamente agressivos, ofensivos ou violarem as diretrizes da comunidade daquela rede social, não hesite em bloquear o usuário ou denunciar o conteúdo.
6. Cuide de si mesmo: Lembre-se de que palavras agressivas não definem quem você é. Cuide da sua saúde mental e busque apoio se sentir que as críticas estão afetando você significativamente.
Lidar com críticas faz parte de estar presente nas mídias sociais, mas é importante priorizar seu bem-estar enquanto aprende a lidar com elas. Espero que essas dicas sejam úteis para você lidar com críticas agressivas!
Boa semana!