Na imagem, Cláudio Castro presenteia John Tuttle, vice-presidente e diretor comercial da Bolsa de Valores de Nova York, com a placa do Rio /Foto: Rogério Santana
O Tribunal Regional Eleitoral marcou para esta sexta (17/05) o julgamento dos pedidos de cassação do mandato de Cláudio Castro, mas ele estará em Nova York. A Procuradoria Regional Eleitoral acusa Castro de abusos de poder político e econômico por irregularidades em folhas de pagamento de projetos da Fundação Ceperj e da UERJ, que teriam influenciado o resultado das eleições de 2022 a seu favor.
O governador está em viagem oficial em NY, desde segunda (13/05), onde participa do Fórum Lide de Investimentos para o Brasil e de uma reunião com representantes da XP Investimentos. Segundo divulgado pelo Governo, a meta é “capitanear novos negócios que contribuam para o crescimento econômico e social do Estado do Rio”.
Nesta quinta (16/05), a reunião será na sede da Financial Times e, no último dia (17/05), com a XP. Ele volta ao Rio no sábado (18/05). Há possibilidade de a decisão não sair no dia marcado, já que pode ocorrer um pedido de vista. O pedido de cassação foi feito pela Procuradoria Eleitoral e pela chapa do candidato derrotado na eleição, Marcelo Freixo, que inclui toda a cúpula política do estado: o vice-governador, Thiago Pampolha, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, e mais 11 aliados.