A Prefeitura do Rio concluiu a contratação de uma empresa para elaborar um projeto de revitalização do Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, o Castelinho do Flamengo, fechado dede 2020, por má conservação. Ao custo de R$ 221 mil, a Axal Consultoria e Projetos terá 90 dias para entregar os estudos das obras no prédio na Praia do Flamengo, que incluem recuperação estrutural, arquitetônica, hidráulica e elétrica.
O centenário Castelinho do Flamengo foi projetado pelo arquiteto italiano Gino Copede, em 1916, em estilo eclético, inspirado nas tendências italianas à época. Primeiramente, serviu como residência do comendador Joaquim da Silva Cardoso e, desde 1992, funciona como centro cultural. Tombado pelo município, o prédio abriga algumas lendas como de ser mal-assombrado por um fantasma.
Em vistorias recentes, a Secretaria Municipal de Cultural apontou que o imóvel encontra-se “em péssimo estado de conservação, com problemas estruturais, inclusive no acesso da escada principal, nas instalações sanitárias, na vedação do telhado, apresentando inúmeras ‘patologias na construção’, tais como: infiltrações, proliferação de cupins, trincas e rachaduras generalizadas e oxidação nos gradis metálicos”.