Foto: Eduardo Paes e Carlos Carvalho /Foto: Miguel Sá
O construtor Carlos Fernando de Carvalho, presidente do Conselho da Carvalho Hosken, comemorou 100 anos neste sábado (25/05), antecipando a data oficial do dia 28, com festa para 450 pessoas no Hilton Barra, construído por ele. Carlos Carvalho é o homem que transformou a Barra da Tijuca na “Miami carioca”.
Ele tem quatro filhos: Carlos Frederico e Anna de Fátima (do primeiro casamento, com Ana); Carlos Fernando e Carlos Felipe (do segundo, com Maria Raquel); do terceiro, há 20 anos, com Heliana Lustman, sem filhos. Carlos Felipe, presidente da empresa, sucedeu ao pai desde 2021. É o filho mais parecido com ele; na verdade, igual, tanto profissional quanto pessoalmente: um homem fácil para relacionamentos, com amigos em todas as áreas.
Eduardo Paes, que entregou ao aniversariante o título de Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro, estava ali não só como prefeito, mas também como amigo da família há muitos anos. Abriu o discurso dizendo: “Estou aqui de coração, porque gosto dele como pai”.
O “Dr. Carlos”, como é chamado, trabalha na sede da empresa, na Avenida das Américas, três vezes por semana, em média, e pede detalhes sobre todos os projetos. Na sua lista de planos para o futuro, está o primeiro empreendimento de moradias populares da construtora na região.
Padre Jorjão rezou a missa, lembrando que a primeira paixão do empresário foi a aviação, mas seu pai pediu aos professores que o reprovassem nas provas para aviador, por saber que o futuro do filho estava na Engenharia. No mais, música ao vivo, com a Entreatto coral e orquestra, e decoração de Antonio Neves da Rocha. As homenagens devem ficar no coração de Carlos Carvalho, o engenheiro que começou na construção civil, ainda nos anos 1960, e anteviu que a Barra poderia atrair moradores das classes média e média alta. Acertou.