Ziraldo vai ser homenageado no “Rio Boat Show”, na Marina da Glória, de 28 de abril a 5 de maio, com uma exposição de painéis e ilustrações que ele assinou para a campanha “Só jogue na água o que o peixe pode comer”. O cartunista imaginou, décadas antes da consciência ambiental que hoje é regra, a importância e a dimensão da fauna e da flora nacionais quando ilustrou a gravidade do desprezo por sua preservação.
Na feira de barcos, o desenhista será lembrado pela parceria com Ernani Paciornik, seu amigo e presidente do Grupo Náutica, à frente da”Revista Náutica”, e pelos eventos Boat Show. Durante os oito dias, os 33 mil visitantes vão ver os traços do pai do “Menino Maluquinho”, próximo ao “Espaço dos Desejos”, e intervenções no percurso do pavilhão e do passeio sobre as águas, além de espaços instagramáveis.
“Celebrar o legado de Ziraldo é essencial para que as próximas gerações possam conhecer e se inspirar em tudo que ele criou, sobretudo, sua paixão pelas grandes causas sociais, humanas, ambientais e tantas outras”, diz Cláudio Miranda Filho, enteado do artista e um dos diretores do Instituto Ziraldo.
A “Campanha do Peixinho”, parceria com a revista, lançada na década de 1990, transformou-se em um símbolo de conservação ambiental.