O jornalista brasileiro e professor universitário Silvonei José Protz, que mora na Itália há 30 anos, vem ao Rio para lançar “Bento XVI — simplesmente um peregrino”, na segunda (08/04), às 15h, na PUC-Rio.
Silvonei é conhecido como a “Voz do Papa”, por conduzir as transmissões das celebrações pontifícias em língua portuguesa – ele é o diretor-responsável do programa brasileiro da “Rádio Vaticano – Vatican News”, onde trabalha há quase 34 anos.
O livro é o primeiro volume de uma trilogia com reflexões de Bento XVI, que conduziu a Igreja entre 2005 e 2013, e morreu há pouco mais de um ano. O prefácio é do cardeal Odilo Pedro Scherer e comentários de nomes, como o cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio. O lançamento carioca será organizado pela Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, liderada por Isis Penido e pela editora Angelus.
A intenção de Protz é que os leitores aprofundem o amor pela Igreja e a adesão à fé católica — “simplesmente um peregrino” foi tirado de um discurso que o papa fez ainda dia 28 de fevereiro de 2013, antes de concluir o pontificado, em Castel Gandolfo, quando afirmou: “Sou simplesmente um peregrino nesta terra. Mas quero ainda, com o meu coração, o meu amor, com a minha oração, a minha reflexão, com todas as minhas forças interiores, trabalhar para o bem comum, o bem da Igreja e da humanidade”.