São Jorge: muito mais exaltado pelos cariocas do que Tiradentes, coitado, cujo feriado caiu no domingo (21/04).
Como a devoção é grande — foi eleito padroeiro do Rio junto com São Pedro, a partir de 2019 — a comemoração é à altura. Para os católicos, São Jorge é símbolo da força de Deus na luta em favor dos povos excluídos e marginalizados; na umbanda e no candomblé, é associado a Oxóssi e a Ogum, respectivamente, orixás da caça e da guerra.
A terça está cheia de eventos:
O dia amanheceu esplendoroso: qualquer programa ao ar livre pode ajudar na ressaca de ontem, fazendo você amar o dia seguinte, hoje, que é o dia do santo. Salve Jorge, não só o da Capadócia, sim, acima de todos os humanos pecadores, mas o Clooney e qualquer outro, com aquele talento — rs, mesmo que a grafia não seja igual — rsrsrsrsrsrs.
Se preferir o sofá pra descansar esse corpinho, dá o play em “Bebê Rena”, na Netflix. É uma história baseada em fatos reais, produção britânica de sete episódios curtos, segundo a crítica “visceral” – o escocês Richard Gadd é o criador e ator protagonista do drama-thriller, em que ele é perseguido por uma cliente do bar onde trabalha. Para quem tem “perseguidores” reais ou virtuais, a história é assustadora e de grudar-no-teto.
Ou, ainda, uma ficção das boas, “Fallout” está no Prime Video, série saída de um RPG para PC, num mundo ambientado 219 anos depois que as bombas caíram e transformaram o mundo em um deserto radioativo. Pelo sucesso da série, os jogadores ficaram curiosos e o site NexusMods tem tido dificuldade em aguentar a pressão de acessos e, nesta segunda (22/04), as limitações continuam. “Fallout” acabou de entrar no streaming e a 2ª temporada já foi confirmada.
O clima está para água cristalina e gelada, mas depois, com a energia tinindo, que tal o “Leblon Rooftop Wine Jazz Festival”, evento no terraço Shopping Leblon, com mais de 60 rótulos de vinhos com música ao vivo com Paella del Cielo com Cisco Jazz e tributo a Amy Winehouse com Lica Tito, a partir das 16h.
Festa fechada: o artista plástico José Bechara dá almoço de aniversário para a mulher, a atriz Dedina Bernardelli, que nasceu no dia de São Jorge, no seu ateliê, na Gávea, onde muita gente chega e não quer mais sair.
O Quarteto Chora Mulheres na Roda também mostra clássicos do gênero pelo Dia do Choro, com canções autorais na Arena Jovelina (Praça Ênio, Pavuna), às 14h.
O dia também tem chance para o rock pesado do Biohazard e Raimundos, a banda americana de volta ao Rio depois de 10 anos com abertura da banda brasileira, no Circo voador, Lapa, a partir das 19h.
O baixista Didi Gomes, ex-integrante dos Novos Baianos (irmão de Pepeu Gomes), estreia o show “A resposta do bilhete”, com clássicos do grupo e de sua carreira solo, no Sesc Copacabana, às 19h.
O coletivo Sete Cabeças, liderado por Charles Gavin, faz o show “Revisitando acústicos: Rita Lee e Titãs”, também com músicas do repertório de Cássia Eller, no Manouche, Jockey, às 20h30.
A cantora Gio Bianco faz show de lançamento do álbum “E por falar em amor”, com releitura de “Ainda lembro” (Marisa Monte), entre outras, no Blue Note, Copacabana, às 20h.
O trio argentino Geminis Tribute Band faz o tributo “Uma noite com os Bee Gees”, no Teatro Multiplan, no VillageMall, Barra, às 20h.
E bora de feijoada porque o santo agradece e, a mais famosa delas é a “Feijoada de São Jorge do Zeca Pagodinho”, nos três bares do cantor: Vogue Square, Jacarepaguá e Nova Iguaçu. “Minha história com São Jorge é muito forte, sou devoto. Ele nos protege dos inimigos e cuida dos nossos caminhos, é um guardião para quem anda de noite. Sempre comemoro recebendo amigos neste dia, mas é tanta gente que minha casa ficou pequena. Então agora, pra festa ficar ainda maior, ela vai ser feita nos bares”, disse o sambista.
Praticamente todas as escolas de samba também fazem a sua feijoada, como a Paraíso do Tuiuti, em São Cristóvão; a Imperatriz Leopoldinense, em Ramos; a Viradouro, campeã de 2024, faz sua feijoada a partir das 14h, no Barreto, em Niterói, com várias atrações, como a Portela. Mestre Ciça, líder da bateria da atual campeã, vai receber o portelense Nilo Sérgio e os ritmistas da Tabajara do Samba; a Unidos de Vila Isabel vai receber Jorge Aragão na homenagem ao Dia do Santo Guerreiro, além dos grupos Galocantô e Bom Gosto, e do DJ Bacalhau.
Bloco de carnaval também tem seu momento – o Cordão do Bola Preta faz o seu evento com muita música e participação da Tia Surica, presidente de honra da Portela, entre 12h e 18h, na sede do Bola, no Centro (Rua da Relação, 3).
Entra em cartaz, na ocupação Iboru, a mostra “Alakorô” exposição gratuita de Sérgio Marimba, com curadoria de Bianca Ramoneda, das 11h às 19h, com a música de Marcelo D2, DJ Set, batuques e cantorias de Ogum, e uma feijoada do Agô Bar da Encruza, no Centro (Rua Sete de Setembro, 43).
A festa na Igreja de São Jorge, em Quintino, na Zona Norte do Rio, começou na sexta e vai até terça (19 a 23/04), com estimativa de mais de um milhão de pessoas nos quatro dias para fazer sua fezinha ao santo guerreiro. No último dia, as missas serão de hora em hora, sendo a primeira delas rezada às 10h pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.
No São Jorge de Santa, restaurantes e bares de Santa Teresa vão fazer o “Circuito de Caldinhos”, acompanhados de uma dose de cachaça, além das tradicionais feijoadas e muitas atrações musicais – o evento começou no sábado e termina terça.
Foto: Fábio Caffe