Vem aí as duas primeiras rotas literárias no Rio, projeto da Embratur com as startups “Que Mais Tem Lá? (QMTL)” e Glocal Audioguide. É para promover um novo olhar sobre destinos turísticos, com caminhadas levando as pessoas por páginas de livros, crônicas, poesias, curiosidades e músicas de expoentes da literatura brasileira, guiadas por aplicativos de celular.
A primeira delas é uma homenagem a Machado de Assis, em um percurso para descobrir o Rio do escritor, ouvindo passagens de sua vida, das obras e seus personagens. o roteiro parte da Academia Brasileira de Letras e segue até a Rua do Mercado, com passeios por pontos como o Theatro Municipal, o Convento de Santo Antônio e o Teatro João Caetano.
A segunda rota abrange um número maior de escritores e inclui dez pontos, partindo do Real Gabinete Português de Leitura, com uma pausa para café na Confeitaria Colombo, outrora frequentada por nomes como o poeta Olavo Bilac. O passeio segue pelo Largo da Carioca, que aparece em crônica de Lima Barreto e termina na Casa Villarino, onde Tom Jobim conheceu Vinicius de Moraes.
As duas rotas podem ser acessadas por meio de aplicativos das startups QMTL e Glocal Audioguide. Os turistas são guiados por geolocalização e podem ouvir as histórias de cada local em português, inglês e espanhol.
O projeto Rotas Literárias foi anunciado no início do ano e, agora, deve se expandir para outras cidades, como São Paulo, Salvador e Porto Alegre.